Saiba mais sobre o processo de Cremação

A cremação é uma técnica milenar que consiste em transformar o corpo de um ente querido em cinzas, que são entregues à família na urna cinerária. Essa técnica é considerada ecológica, pois não agride o meio ambiente e também surge como vontade de muitas pessoas ainda em vida.

A Cremar RJ atua em todos os crematórios do RJ, realiza o translado de corpo, ornamentação de velórios e todo o trâmite de documentação para a cremação. Conte conosco para cuidar de burocracias. Entre em contato agora mesmo!

Istock 1044448028

Saiba mais sobre o processo de cremação

A cremação não isenta o velório. Fazendo esta escolha, familiares e amigos poderão se reunir para prestar homenagens e realizar a despedida do falecido.

Para realizar a cremação serão necessários: a certidão de óbito com assinatura de dois médicos, o documento de identificação do falecido e documento de identificação de parentes diretos do falecido.

Na cremação, durante a incineração, as fumaças emitidas passam por chaminés com inibidores de poluentes. Portanto, o processo é sustentável e não agride ao meio ambiente.

As cinzas são devolvidas à família dentro de uma urna cinerária. Podem ser alocadas em um jazigo familiar, guardadas em casa ou espalhadas por lugares especiais para o falecido.

Você não precisará se preocupar com exumação e remoção do corpo do jazigo depois de um determinado período. Por isso, é a sua melhor opção!

Documentos necessários

  • Documento de identificação do(a) falecido(a)
  • Certidão de óbito com assinatura de dois médicos diferentes
  • Documento de identificação do familiar

Dúvidas frequentes

Qual a diferença entre enterro e cremação?
Qual a diferença entre enterro e cremação?
O enterro é a maneira mais tradicional de sepultamento. Após o velório, o corpo será enterrado em túmulos ou jazigos. Porém, essa prática pode fazer com que tenha problemas de realocação no futuro, isso porque os jazigos funcionam como se fossem aluguéis temporários. Já na cremação, o corpo do falecido será incinerado e reduzido a pó. Ou seja, um corpo de 70 kg, após a cremação, será transformado em 2,5 a 3 kg de cinzas, que serão devolvidas à família.
Por que escolher a cremação?
Por que escolher a cremação?
A cremação é uma alternativa para não ter problemas futuros em relação a translado de corpo. Isso porque na modalidade enterro, ao passar dos anos, devido à superlotação nos cemitérios, é preciso fazer a realocação desses corpos. Já na cremação, o corpo será reduzido a cerca de 3 kg de cinzas que serão armazenadas na urna cinerária e a partir disso, a família decidirá o que será feito. Além disso, a cremação é uma opção favorável ao meio ambiente, pois no ato da incineração, a fumaça emitida passa por chaminés com inibidores de poluentes. Ademais, as cinzas da cremação são compostas por 70% de água, podendo ser lançada em qualquer local sem causar danos ao meio ambiente.
Ao escolher cremação, terá velório?
Ao escolher cremação, terá velório?
Tanto no enterro quanto na cremação será permitida a última despedida durante o velório. Após o velório, o corpo será enterrado em túmulos ou guardados em jazidos. Caso opte pela cremação, o caixão será levado para o crematório e depois as cinzas serão entregues às famílias.
O que fazer com a cinzas?
O que fazer com a cinzas?
Ao receber as cinzas do ente querido na urna cinerária, os familiares poderão guardar da forma que acharem melhor. Nesse sentido, a tradição é espalhar cinzas pelos locais que o falecido gostava de frequentar ou no mar. É valido ressaltar que ao seres espalhadas, não causam danos ao meio ambiente.
Quanto tempo dura o processo da cremação?
Quanto tempo dura o processo da cremação?
Assim que o corpo é levado para o forno cinerário, são retiradas as alças de metais do caixão, assim como acessórios, marcapassos e próteses de platina. A partir disso, o caixão é levado ao forno cinerário, com uma temperatura de cerca de 1000°₢, e o processo tem um tempo total de 2 horas, mas pode variar porque é considerado tamanho, peso, gordura do corpo.
O que é cremação dos ossos?
O que é cremação dos ossos?
A cremação de ossos ou de restos mortais ocorre quando há superlotação no cemitério em que o falecido foi sepultado. Segundo a lei, após 3 anos de sepultamento, é permitido a exumação e realocação do corpo. A partir disso, a opção de cremação é ideal para o momento, o processo é o mesmo de quem optou a cremação como primeira opção.

Entre em Contato

(21) 4101-9158
Atendimento 24h

    Nome
    Telefone
    Mensagem